18 julho 2016

Avenida Recife ganha corredor exclusivo de ônibus nesta segunda

A partir desta segunda-feira (18), os motoristas que trafegam pela Avenida Recife, uma das mais importantes da cidade, devem ficar atentos. A via, entre as Zonas Sul e Oeste, passa a contar com  3,6 quilômetros de Faixa Azul, que tem como objetivos garantir a prioridade ao transporte coletivo e aumentar a velocidade média dos ônibus. Os dois sentidos da avenida receberão o corredor exclusivo, no trecho entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Helder Câmara.

Com o acréscimo dos 3,6 quilômetros na Avenida Recife, a capital passa a ter 32,7 quilômetros de Faixa Azul. Os corredores exclusivos foram implantados nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. As ruas Cosme Viana e Real da Torre também ganharam a faixa.
Na primeira semana de implantação da Faixa Azul na Avenida Recife, os agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vão orientar  o fluxo de veículos e educar os motoristas. Depois desse período, no entanto, as multas começarão a ser aplicadas.
Os condutores que  circularem pelo local proibido vão  sofrer as penalidades previstas no Código Nacional de Trânsito (CTB).  A infração é considerada gravíssima e a multa aplicada é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas perdem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Rota alternativa
Para os motoristas que trafegam no sentido BR-101 e não desejam passar pela Avenida Recife, a alternativa é usar a Rua Saldanha Marinho, seguindo pelas ruas Costa e Silva, Hélio Brandão e retornar pela Rua São Nicolau para voltar à Avenida Recife. As vias são mão-dupla, mas passarão a ser mão única no sentido subúrbio após a implantação da Faixa Azul.
Além da mudança de sentido do tráfego, as ruas também receberão novos semáforos e placas de proibição de estacionamento. De acordo com a CTTU, as medidas devem proporcionar mais fluidez e segurança viária no perímetro em questão.
Aumento da velocidade
De acordo com dados da CTTU, a implantação da Faixa Azul em outras avenidas de grande fluxo no Recife, como a Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul, permitiu o aumento da velocidade média dos ônibus. No local, os coletivos passaram de 21 quilômetros por hora para 35 quilômetros por hora, o que representa um aumento de 66,6%. Na Herculano Bandeira, também na Zona Sul, a velocidade dos coletivos passou de 11 quilômetros por hora para 21 quilômetros por hora.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário