28 julho 2016

Estado oferece teste gratuito de hepatite nesta quinta, no Centro

A Secretaria Estadual de Saúde oferece, nesta quinta-feira (28), testes rápidos gratuitos para hepatites B e C. A iniciativa, que faz parte das ações previstas no Dia Mundial de Combate às Hepitites Virais, ocorrerá no Pátio do Carmo, no Centro do Recife
Os interessados em participar poderão se dirigir até o local, das 9h às 15h. Eles serão atendidos por profissionais na Unidade Móvel “Prevenção para Todos”. A iniciativa é do programa Estadual de IST/Aids.
Os profissionais vão disponibilizar 100 exames de cada tipo de hepatite. Em casos positivos, os pacientes serão encaminhados para os serviços de referência para complementação diagnóstica e acompanhamento especializado.
Este ano, o estado já notificou 23 casos de hepatite A e 179 de hepatite B e C.  Desse total, três foram confirmados do tipo A, 28 do tipo B e 31 do tipo C.
No ano passado, foram notificados 144 casos de hepatite A e 1.130 dos tipos B e C. No mesmo período, houve a confirmação de 64 ocorrências do tipo A, 112 do tipo B e 149 do C.
Mais ações
No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, haverá atendimentos gratuitos no Shopping Plaza, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE), o centro de compras promoverá também uma campanha educativa.
No Piso L2, das 10h às 22h,  profissionais vão orientar os interessados a realizar um exame que pode diagnosticar hepatites B e C. Para testes de hepatite B, o paciente precisa ter acima de 18 anos. Já para o de hepatite C, a idade mínima é 35 anos.
O tempo de resposta dos exames é de 30 minutos, mas não é necessário ficar aguardando no local. Além da realização de exames, está prevista a distribuição de materiais informativos sobre a doença.]
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário