28 julho 2016

PRF realiza ação contra tráfico de pessoas

Uma ação da PRF, no KM 70 da BR 101, pretende conscientizar, através de palestras de curta duração, motoristas a denunciarem e não caírem em armadilhas do tráfico de pessoas, nesta quinta-feira (28). "O trabalho da PRF geralmente é de fiscalização, mas hoje também será de conscientização para conseguir enfrentar melhor este crime", afirma Cristiano Mendonça porta voz da Polícia Rodoviária Federal.
O evento faz parte da campanha Internacional Coração Azul, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas, que ocorre em todo o Brasil.
A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Geane Aguiar, comenta esse tipo de crime: "É o comércio de seres humanos. Vai desde exploração sexual, exploração de trabalho, semelhante ao escravo, a tráfico de órgãos", explica. 
Segundo a coordenadora, a ação serve de alerta e incentivo para as pessoas denunciarem já que as vítimas muitas vezes são iludidas. "Os aliciadores podem estar em qualquer lugar, nas redes sociais, por exemplo, e prometem transformar as vítimas em jogadores de futebol, modelos, realizar o sonho de morar fora do país e ganhar mais dinheiro. Por isso, no tráfico humano o consentimento da pessoa é irrelevante, ela acredita estar correndo atrás do sonho.", explica.
Para denunciar as pessoas podem ligar para o disque-denúncia nacional número 100, para a Polícia Rodoviária Federal (191) e as mulheres também podem ligar para o 180 (telefone disponibilizado para denúncias de violência contra mulher). A Polícia Federal também está fazendo a conscientização dos passageiros e entregando panfletos no Aeroporto Internacional do Recife.
Fonte:FolhadePE

Nenhum comentário:

Postar um comentário