30 setembro 2016

TRE-PE inicia distribuição das urnas eletrônicas do estado



Cerca de 300 veículos, entre vans e microcaminhões, começaram nesta sexta-feira (30) a entrega das 21.293 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais em Pernambuco, no domingo (2), dia de eleições municipais. Os veículos partiram do Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, seguindo um roteiro em viagem única em direção aos 3.221 locais de votação do estado.
O chefe da Seção de Gestão e Logística de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Edvan Feitosa, explica que cada seção eleitoral só receberá uma urna, mas as reservas estarão nos cartórios eleitorais. “Após a chegada nos locais, vai existir uma vistoria, os cartórios vão passar nos locais de votação. Se identificar alguma urna com defeito, será entregue no sábado uma urna de contingência, que fica no cartório eleitoral”, esclarece.
A técnica judiciária Raquel Salazar explica, ainda, que quando a urna defeituosa é trocada, os dados são transferidos para o novo equipamento. "É preciso tirar as mídias da urna, colocar na nova, e dar prosseguimento à votação", afirma. Tanto as urnas quanto os caminhões que fazem a entrega são lacrados - nas urnas existe ainda um bloqueio, que apenas permite o acesso aos dados no dia da votação.
No Recife, serão distribuídas 3.600 urnas eletrônicas, sendo 3.286 deixadas nas seções de votação, 303 de contingência, isso é, reservas, e 11 exclusivas para justificativa. Nas demais zonas eleitorais do estado, o transporte é de 16.155 urnas, sendo 1.528 de contingência e 10 exclusivas para justificativa de votos.
Ao chegar aos locais de votação, os equipamentos serão entregues aos administradores de prédio, encarregados do recebimento e guarda das urnas eletrônicas. No sábado (1º), equipes dos cartórios eleitorais irão percorrer todos os locais de votação para realizar uma conferência visual da hora, data, zona eleitoral, município e seção apresentadas em cada urna eletrônica. A Polícia Militar fará a segurança dos locais onde as urnas ficarão até o domingo (2).
(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário