20 outubro 2016

Militares fazem treinamento em Jaboatão para missão de paz no Haiti


(Fonte: Jaceline Lucas/Exercito)


O Exército realiza nesta quinta-feira (20), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o exercício final de preparação dos militares da tropa brasileira que segue para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti. As tropas começam a embarcar no dia 17 de novembro e devm permanecer no Haiti durante seis meses.

Dos cerca de 700 militares que vão compor o Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Contingente Brasileiro, 258 são pernambucanos. Encerrando um ciclo de preparo de seis meses, o exercício simula situações encontradas no dia a dia do Haiti, que sofre os efeitos da passagem do furacão Matthew, ocorrida no início de outubro. A etapa final do exercício, que é realizada na sede do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizada no bairro de Socorro, em Jaboatão, teve início no dia 10 de outubro.
Figurantes e cenários são utilizados nas atividades de simulação para conferir ao exercício um grau de realismo sobre as condições que serão enfrentadas no país caribenho. Para apoiar a atividade, são empregadas tropas e circulação de viaturas militares em manobras controladas pelo Exército Brasileiro e por órgãos de segurança pública.

De acordo com o Exército Brasileiro, esta é a quinta vez que Pernambuco recebe o treinamento das tropas para as missões de paz no Haiti. Em 2010, ano em que o país foi devastado por um terremoto de magnitude 7, aproximadamente 130 militares foram treinados no estado com o objetivo de seguirem para o Haiti.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário