14 novembro 2016

Saiba o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República


Sítio Trindade abre das 5h às 19h no feriado de 15 de novembro (Foto: Eduardo Rodrigues/Divulgação)


No feriado da Proclamação da República, celebrado na terça-feira (15), vários serviços oferecidos na Região Metropolitana do Recife não funcionam ou têm o horário normal alterado. Bancos e órgãos públicos fecham nessa data, mas o comércio do centro da cidade e dos bairros da capital pernambucana funciona normalmente.


Já os shoppings abrem em horário especial. Além disso, não estão disponíveis, durante o feriado, alguns serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, que decretou ponto facultativo na véspera, segunda-feira (14).

Confira, a seguir, como ficam os horários:

Shoppings
Na capital pernambucana, os shoppings Recife, Paço Alfândega, RioMar e Plaza funcionam normalmente, das 12h às 21h. O Tacaruna abre nesse mesmo horário, com exceção do Hiper Bompreço e das Lojas Americanas, que começam a funcionar mais cedo, às 9h e 10h, respectivamente. Já o Boa Vista fica aberto das 11h às 19h.

Na Região Metropolitana do Recife, o Shopping Guararapes, em Jaboatão, funciona das 9h às 22h. Já o North Way, em Paulista, abre das das 12h às 21h, enquanto o Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, fica aberto das 10h às 22h.

Comércio popular
A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) informou que as lojas do Centro da cidade abrem normalmente. Segundo o órgão, a medida faz parte da campanha para abertura do comércio popular nos fins de semana e feriados até o fim do ano, com exceção do Natal, no dia 25 de dezembro. O objetivo da ação é aproveitar as festas de fim de ano para aumentar as vendas.

Mercados
Os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria e de Nova Descoberta funcionam das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não abre no feriado, mas as feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na segunda-feira (14), funcionam no horário normal, das 6h às 18h.

Detran
O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran) informou que nenhum dos postos de atendimento do órgão funciona na véspera e no dia do feriado.
Sítio da Trindade foi escolhido pela grande quantidade de árvores  (Foto: Eduardo Rodrigues/Divulgação)Sítio Trindade abre das 5h às 19h no feriado de 15 de novembro (Foto: Eduardo Rodrigues/Divulgação)
Lazer e Segurança
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona como em todos os feriados, das 7h às 16h. Já o Jardim Botânico do Recife oferece trilhas monitoradas, das 9h às 15h30. Na segunda, véspera do feriado, o local fica fechado.

O Sítio Trindade abre das 5h às 19h no feriado. O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas recebe o público das 9h às 17h. Os museus de Arte Moderno Aluísio Magalhães, no bairro da Boa Vista, e Murilo La Greca, em Casa Forte, não funcionam. O Centro de Artesanato de Pernambuco abre normalmente, das 8h às 19h. Os restaurantes e bares dos Armazéns do Porto abrem das 10h às 22h, e na véspera do feriado o funcionamento será prolongado até as 3h.

Na orla de Boa Viagem, o Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem funciona das 8h às 20h. As Academias Recife ficam fechadas na véspera e no dia do feriado, assim como as bibliotecas populares de Afogados e Casa Amarela. Já o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, fica aberto das 8h às 13h.

Emprego e Educação
Todas as Agências do Trabalho estão fechadas durante o feriado. As escolas municipais não têm expediente nem na segunda nem na terça, assim como os serviços de assistência social, entre eles o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e o Bolsa Família.

Saúde
As quatro Upinhas 24h — localizadas na Bomba do Hemetério, no Morro da Conceição, no Córrego do Jenipapo e na Linha do Tiro — funcionam normalmente para as pequenas urgências das áreas cadastradas, mas as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, ficam fechadas, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (16).

Já os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) funcionam normalmente.

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, acontece normalmente no feriado para partos encaminhados pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos da unidade abre durante o feriado, com atendimento multidisciplinar.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, abre das 8h às 12h, enquanto a Policlínica Professor Barros Lima, funciona 24h durante o feriado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também pode ser acionado normalmente no 192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário