05 dezembro 2016

PF faz nova apreensão de metanfetamina no Recife

Polícia Federal em Pernambuco informou, nesta segunda-feira (5), a prisão de um jovem de Florianópolis, em Santa Catarina, que foi flagrado com 5,1 quilos de metanfetamina na bagagem. Ele tentou entrar no Brasil pelo Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, na madrugada de domingo (4).

Essa foi a segunda autuação por tráfico da mesma droga em menos de uma semana. Na quarta-feira (30), um paranaense acabou surpreendido pela PF e Receita Federal com 6 quilos do entorpecente. Nos dois casos, o voo saiu de Lisboa, em Portugal.
O catarinense, de 26 anos, levantou suspeitas por causa do comportamento agitado e apreensivo diante da ação da Polícia Federal no terminal de desembarque internacional. Também estava com duas grandes malas, que chamaram a atenção das autoridades. As bagagens, então, foram levadas para o aparelho de Raio-X da Receita Federal.
Os agentes detectaram fundo falso em uma bagagem. Nele, havia quatro embalagens de formato quadrangular. A substância foi submetida ao narcotesste, no qual acabou sendo confirmado que se tratava de metanfetamina. Diante da prisão, o jovem alegou que só vai falar na Justiça.
O rapaz foi autuado por tráfico internacional de drogas. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após a autuação, o preso passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, na área central do Recife.
Em seguida, foi levado para a audiência de custódia e logo após para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Lá, ficará à disposição da Justiça Federal.
Além da droga também foram apreendidas passagens aéreas, passaporte, um celular. O jovem preso informou ser lavador de carros na cidade onde vice. De acordo com a polícia, ele já tinha passagem pela polícia por roubo.
PerigoA metanfetamina é uma droga sintética com efeitos psicoativos parecidos com o do ecstasy e causa danos à saúde. Provoca euforia extrema, agitação, movimentos repetitivos.
A médio prazo, os danos incluem acidentes vasculares cerebrais, hipertensão, infarto, doenças pulmonares graves e diversas condições psicológicas, como depressão, síndrome do pânico e até psicose crônica.
Estatísticas
Esta foi a 14ª apreensão realizada no Aeroporto Gilberto Freyre, este ano. Ao todo, 14 pessoas acabaram sendo presas. Em 2015, houve apenas uma apreensão de drogas no terminal, com duas pessoas detidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário